A GAP foi fundada na cidade de San Francisco, estado americano da Califórnia, no dia 21 de agosto de 1969, pelo casal Donald e Doris Fisher, como uma pequena loja de roupas multimarcas, que vendia também discos de vinil, e poucos empregados. Eles estavam extremamente frustrados com a falta de serviços, entenda-se atendimento, decentes aos consumidores e a tendência da moda de outros varejistas, cujas calças jeans tinham padronização de tamanho única. Inicialmente com o nome the gap, no começo escrito com letras minúsculas, vendia calças e jaquetas jeans, especialmente da tradicional marca Levi’s, além de camisetas e roupas básicas para o dia-a-dia. Nesta época a nova loja vendia calças jeans que custavam em média aproximadamente US$ 7. A loja, cujo público alvo variava entre jovens de 12 a 25 anos, tinha alguns diferenciais: provadores completamente fechados e paredes utilizadas para expor as calças jeans. O nome da nova loja derivou das crescentes diferenças entre crianças e adultos, a chamada “geração gap”, que teve seu auge com o movimento hippie. Um dos lemas da empresa na época era “Levi’s para moças e rapazes”. As vendas atingiram o valor de US$ 2 milhões em 1970, quando uma segunda loja foi aberta na cidade de San José, também na Califórnia. Pouco depois, em 1972, a the gap iniciou o lançamento de roupas com sua própria marca, e se tornou uma das primeiras varejistas a utilizar o nome da loja como marca em seus produtos. No ano seguinte a rede já possuía mais de 25 lojas, ingressando também na costa leste americana com a inauguração de uma unidade em Voorhees, New Jersey.
Nos anos seguintes a pequena rede de lojas conquistou uma clientela fiel que procurava roupas casuais e versáteis para o dia-a-dia. Em meados de 1982 a the gap começou a investir mais em sua própria marca de roupa e pararia de vender os produtos da Levi’s uma década depois. Foi nesta época, em 1983, que a empresa comprou a Banana Republic, então com apenas duas lojas e uma coleção centrada em roupas de viagens e temas de safári. Neste momento a marca se reinventou para ser competitiva no mercado, mudando seu visual e remodelando seu logotipo, agora escrito com letras maiúsculas. Pouco depois ingressou em um novo nicho de mercado ao lançar roupas e acessórios para crianças. A primeira loja fora dos Estados Unidos foi inaugurada na cidade de Londres em 1987, fazendo com que a marca ganhasse projeção internacional. O faturamento, nesta época, atingia US$ 1 bilhão. No ano seguinte a marca lançou uma enorme campanha publicitária, denominada “Individuals of Style” (“estilos individuais”, em português), onde pela primeira vez contratou celebridades para atuarem como modelos. Várias celebridades protagonizaram a campanha nas próximas duas décadas, como por exemplo, a cantora Madonna, o estilista Karl Lagerfeld e as atrizes Sarah Jessica Parker e Scarlett Johansson.
Somente a marca GAP, que fatura mais de US$ 5.5 bilhões, tem 1.175 lojas espalhadas pelos Estados Unidos (onde estão concentradas mais de 1.000 unidades) e mais 40 países, como Reino Unido, Canadá, México, França, Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Índia, Indonésia, Irlanda, Kuwait, Filipinas, Omã, Arábia Saudita, Turquia, Paquistão e Malásia, empregando 132 mil pessoas. Além disso, a marca possui mais 230 lojas GAP OUTLET espalhadas pelos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. No Brasil a GAP vende seus produtos nos Duty Free dos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A GAP e a Old Navy (1.014 lojas e faturamento de US$ 5.5 bilhões somente nos Estados Unidos) respondem pela maior parte das vendas da empresa, que ainda é proprietária da Banana Republic (626 lojas), Piperlime e Athleta (11 lojas). Através de seu comércio eletrônico a GAP vende seus produtos para mais de 90 países no mundo, incluindo o Brasil e a nossa MAKE! ♥
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